Editada pela Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH),  a REBEH - Revista Brasileira de Estudos da Homocultura (ISSN 2595-3206) tem por objetivo a publicação de artigos, entrevistas, documentos, resenhas, trabalhos artísticos, ensaios, relatos de experiência e dossiês temáticos, que contemplem os estudos sobre gênero, sexualidade, raça, etnia e diversidades que interseccionem os marcadores sociais da diferença e posições ao avesso da norma.

A ABEH definirá a cada gestão eleita uma nova equipe editorial (editoras chefes, júnior e associados) da REBEH, se comprometendo com a periodicidade e excelência do conhecimento difundido pela Revista.  

É uma Revista científica Interdisciplinar que publica contribuições originais dos diversos campos do conhecimento e em todos os níveis de formação, e também produções do ativismo social, segundo a política de cada sessão. Seus números acolhem as reflexões autorais em fluxo contínuo. São aceitos manuscritos em português, inglês, espanhol e francês.

As leitoras e leitores tem acesso online gratuito a todo o conteúdo publicado. O título abreviado da revista é REBEH, forma que deve ser utilizada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas. 

Apesar de não filiada formalmente ao COPE (Committee on Publicacion Ethics) ou ao Scielo-Brasil, questões éticas envolvendo erros honestos ou má conduta científica, serão solucionados conforme as indicações destas instituições. Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

POLÍTICAS DE SEÇÃO

 

Artigos

Apresenta contribuições originais e inéditas de pesquisadoras e pesquisadores pós-graduados e pós-graduandos. 

 

Entrevistas

Divulga uma conversa entre duas ou mais pessoas, gravada, transcrita literalmente e editada pela Equipe Editorial. Cujo objetivo envolve trajetórias acadêmicas e militantes, um campo de estudos ou um contexto conjuntural político local ou global.

 

Ensaios

Resultado de reflexões sobre um determinado tema, elaboradas de forma mais flexível e abertas. Nesta seção serão aceitos trabalhos de todos os níveis de formação.

 

Tessituras Artísticas

Espaço para publicação de ensaios com imagens fotográficas, produções audiovisuais, desenhos, gravuras, contos e poesias. A Publicação de Ensaios Fotográficos deve conter até 5 imagens (entre 300 e 500 dpis), tamanho de 20x30 cm em formato original, com alta resolução. Deverão apresentar autoria consentida e preferencialmente serem associadas às etapas de planejamento e execução de ações relacionadas a temática da Revista. É recomendado uma legenda para cada imagem e apresentação ao ensaio, em até uma página, em caso de produções visuais e audiovisuais. A publicação de filmes e vídeos devem apresentar endereço eletrônico de repositório institucional público brasileiro. Esta seção se propõe a difundir produtos artístico-culturais realizados nos últimos dois anos no Brasil. Em caso de publicações não contempladas nesta política de seção, consulte a Equipe Editorial da REBEH.

 

Dossiês Temáticos

Os dossiês devem conter artigos sobre temas atuais que contribuam para o debate epistemológico e político na área, devendo ser coordenados por dois ou mais profissionais de reconhecida competência sobre a temática proposta para a sessão e de instituições diferentes, a qual deverá ser submetida para apreciação da equipe editorial. Os textos se constituem em um conjunto de trabalhos sobre tema associado ao foco e escopo da revista, dentro ou fora da academia, selecionados e organizados pelas coordenadoras do dossiê. Os trabalhos podem incluir, além de artigos e ensaios, vários outros gêneros textuais, como depoimentos, homenagens de vida, descrições, propostas, manifestos, estudos de caso, enfim, sem necessariamente se adequar às normas acadêmico-científicas rígidas devido ao seu cunho engajado com as lutas sociais.

 

Relatos de Experiências

Os relatos devem ser originais e inéditos abordando resultados de pesquisas de iniciação científica, relatos de experiência de extensão universitária e resultados de projetos implementados por ativistas e grupos dos movimentos sociais. Em caso de publicações de iniciação científica e extensão universitária por graduandas e graduandos a orientadora deve figurar como co-autora da submissão.

 

Resenhas

Apresenta comentários críticos sobre obras literárias, livros acadêmicos ou artísticos, exposições culturais, produções audiovisuais e performances ocorridas nos últimos dois anos, no Brasil ou no exterior nos últimos quatro anos.

 

Documentos

Divulga documentos aprovados em Assembleia da ABEH e demais reuniões da diretoria, bem como documentos oficiais públicos de interesse temático da associação.